Qual a diferença do Pilates Solo e Pilates com aparelhos?
O Pilates é um método composto por exercícios e alongamentos que utilizam o peso do próprio corpo ou cargas moderadas como caneleiras e halteres, durante as atividades. Muito comum ser conhecido como uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar todo o corpo, trazendo equilíbrio muscular e mental, isto porque, o método trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, respiração, fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo. O Pilates mistura treino de força e flexibilidade, priorizando o equilíbrio e focando sempre na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, deixando o praticante revigorado após a prática.
Ao praticar Pilates, é possível optar por duas formas do mesmo método: Pilates Solo ou Pilates em Aparelhos.
O Pilates Solo ou Mat Pilates, como também é chamado, é caracterizado pela utilização do próprio corpo no momento em que os movimentos forem realizados. Por ser praticado sem a ajuda de aparelhos, o Pilates Solo oferece maior diversidade de estímulos ao método, podendo ser incrementado pela utilização de acessórios que acrescentarão desafio aos exercícios. Originalmente, Joseph Pilates desenvolveu movimentos que eram realizados apenas com o próprio corpo sem a necessidade de qualquer acessório. Com o passar do tempo, conforme os objetivos de cada aluno e os acessórios existentes, as variações surgiram e atualmente existem centenas de possibilidades. O Mat Pilates é considerado um exercício que exige maior esforço do praticante sendo necessário: força muscular, alongamento, equilíbrio e muita consciência corporal. Porém, não significa que será difícil para todos, basta um pouco de treino e com o tempo o corpo assume novas formas e os movimentos ficam mais fáceis de serem realizados.
O Pilates em aparelhos é caracterizado pela realização dos movimentos característicos do método, com ajuda de estruturas específicas. Os exercícios realizados nos aparelhos envolvem uma larga possibilidade de movimentos, todos eles realizados de uma forma rítmica, controlada, associada à respiração e correção postural como também é feito no Pilates Solo. A intensidade dos exercícios desenvolvidos nos aparelhos é fornecida por molas que são diferentes, em resistência. Essas molas são separadas e divididas em cores, sendo classificadas em: preta, vermelha, verde, azul e amarela, em ordem decrescente de intensidade. Estruturalmente, os aparelhos são compostos pelas molas citadas, que podem ser usadas de duas maneiras diferentes: reduzir o esforço que o praticante tem que fazer (facilitando o movimento), carregando parte do peso que você deveria estar puxando ou como uma resistência (dificultando o movimento). A escolha de como usar essas molas irá depender dos objetivos, dando a possibilidade de facilitar ou dificultar o movimento. Os aparelhos mais importantes desenvolvidos por Joseph Pilates usados em Studio, são: Universal Reformer, Cadillac, Chair e Barrel.
Fisioterapeuta responsável:
Carla Lopes, CREFITO – 65045 F
Redator:
Victor Ulysses de S. Matos, estudante de fisioterapia.