Resumo da revisão de tudo que foi dito.
O método Pilates é um programa de condicionamento físico e mental, que usa de técnicas dinâmicas para trabalhar força, alongamento, flexibilidade e equilíbrio, preocupando-se em manter as curvas fisiológicas do corpo e tendo o abdome como centro de força, o qual trabalha constantemente em todos os exercícios da técnica, realizada com poucas repetições. Foi desenvolvido por Joseph Pilates, na década de 1920 com base no conceito chamado de Contrologia, que é uma ciência baseada no domínio consciente de todos os movimentos musculares e coordenação do corpo, da mente e do espírito. Esse conceito desenvolve o corpo uniformemente, corrige a má postura, restaura a vitalidade física, revigora a mente e eleva o espírito. Os benefícios do Pilates foram analisados por alguns autores no decorrer dos anos e, aqui, nesse artigo, vamos mostrar o recolhido de conclusões feitas pelos interessados e estudiosos do método.
Curi e Kaesleret, constataram uma melhoria significativa no equilíbrio, estabilidade postural e nas atividades diárias de idosos. O Pilates auxiliou na prevenção do sedentarismo em pacientes idosos hospitalizados e pós internados, certo de que os exercícios se concentram na mecânica corporal adequada e postural para melhorar a mobilidade funcionalidade e evitar a perda rápida de massa muscular.
Altan analisou os benefícios do método e descobriu efeitos benéficos em relação a espondilite anquilosante, uma doença inflamatória crônica, caracterizada por dor, mobilidade da coluna reduzida e diminuição da capacidade física e funcional. Demonstrando melhora funcional, do indivíduo, e aumento da flexibilidade. Altan realizou, ainda, um estudo sobre o efeito do método Pilates em pessoas com fibromialgia, onde foi observado que os exercícios de Pilates melhoraram significativamente a dor.
Segundo Levine o método Pilates foi conhecido como vantajoso no tratamento pré e pós operatório em artroplastia de quadril e joelho ao maximizar a função, flexibilidade e amplitude de movimento, mesmo quando realizadas adaptações nos exercícios, mas seguindo os princípios básicos do método.
Critchley avaliou a mudança de espessura dos músculos profundos abdominais, e os laterais superficiais, durante exercícios de solo do método Pilates através de ultrassonografia. O método Pilates mostrou-se eficaz em promover aumentos significantes na espessura desses músculos. Já Endleman constatou também que uma seleção de exercícios clássicos de Pilates solo fortalece os músculos abdominais.
Loss em seu estudo investigou os padrões de ativação elétrica dos músculos estabilizadores do tronco, músculos oblíquos externos e músculo multífidos, durante exercício de flexo-extensão do quadril no Cadillac. Os participantes do estudo realizaram o movimento referido em decúbito dorsal em duas posições diferentes com duas regulagens de mola, realizando 10 repetições. Os dados de ativação muscular foram coletados por eletromiografia. Os resultados mostraram que a ativação desses músculos nem sempre são como em um único grupo e com a mesma intensidade.
No estudo de Melo analisou-se a biomecânica do exercício de extensão do quadril realizado no Cadillac associado ao torque de resistência muscular, considerando molas na altura de fixação alta e baixa, o presente estudo favorece outra indicação do método Pilates como reabilitação para recuperação de amplitude de movimento e fortalecimento muscular, envolvendo atletas com necessidades específicas de acordo com o esporte praticado.
O Método Pilates é simples, sem maiores riscos à saúde de quem o pratica e com poucas contra-indicações, em que a maioria dos pacientes que são proibidos de participar de programas de exercícios convencionais podem realizar os exercícios, pois os mesmos podem ser feitos no ritmo do paciente. Os exercícios são prescritos de acordo com os objetivos a serem alcançados, da mesma forma que a frequência com que devem ser realizados, respeitando os níveis de aptidão e habilidades físicas individuais.
Para começar a se exercitar conosco, faça contato e marque logo sua avaliação!
Fisioterapeuta responsável:
Carla Lopes, CREFITO – 65045 F
Redator:
Victor Ulysses de S. Matos, estudante de fisioterapia.