Dor Lombar: Tratamento com Stabilizer.


Autor: Sousa, Maria Aparecida Almeida; Nava, Leovânia de Sousa; Ribeiro, Daniel C. L.
Título: Eficácia da estabilização lombar através da utilização do stabilizer como instrumento de biofeedback em paciente com dor lombar crônica / Effectiveness of lombar stabilization through the use of the ôstabilizerö as a tool for biofeedback
Fonte: Ter. man;7(32):302-306, jul.-ago. 2009.
Idioma: Pt.
Resumo: A instabilidade lombar é apontada como causa primária e secundária da dor lombar. Os principais fatores externos que levam ao aumento da mobilidade do segmento vertebral são discopatias, sobrecarga e compressão de raízes nervosas, respectivamente. O exercício fundamental de estabilização inclui a reaprendizagem de co-ativação e co-contração dos abdominais transversais e dos multífidos lombares, de modo a proporcionar suporte localizado aos segmentos espinhais. Assim, a proposta deste estudo foi analisar a eficácia de um programa com doze (12) sessões de estabilização lombar através da utilização do Stabilizer como instrumento de biofeedback em paciente com dor lombar crônica. Os resultados foram bastante significativos no quadro de dor, deslocando de 9 para 4 o nível de dor segundo a Escala Visual Analógica (EVA). A paciente apresentou valores normais tanto para o índice de Schober quanto para o índice de Stibor, com aumento de, respectivamente, cinco (5) e dez (10) centímetros. O ganho de força de grau 3 para 5 da musculatura abdominal e paravertebral proporcionou uma melhor estabilidade da região lombar contribuindo, assim, para maior independência da paciente, melhorando a sua qualidade de vida. Concluiu-se que a utilização da Unidade de Biofeedback Pressórico (Stabilizer) deve ser incentivada na prática clínica, devido a sua relevância, simplicidade e segurança clínica. (AU)The lumbar instability is identified as primary and secondary causes of back pain. The principal external factors that lead to the mobility of the vertebral segment increase are discopathies, overload and compression of nerveroots, respectively. The fundamental exercices for stabilization includes relearning of co-activation and co-contraction of the transverse abdominal and lumbar multifidus in order to provide localized support to the spinal segments. Thus, the purpose of this study was to analyze the effectiveness of a program with twelve (12) sessions of lumbar stabilization usingthe Stabilizer as a tool of biofeedback in patients with Chronic Low Back Pain (CLBP). The results were very significant in the context of pain, decreasing from 9 to 4 the level of pain according to Visual Analogic Scale (VAS). The patient had normal values for both the Schober and Stibor indexes, with an increase of, respectively, fi ve (5) and ten (10) centimeters. The gain in strength of grade 3 to 5 abdominal muscles and paravertebral provided better stability of the lumbar region, thus contributing to greater independence of the patient, improving her quality of life. It was concluded that the use of Biofeedback Unit of Pressure (Stabilizer) should be encouraged in clinical practice because of its relevance, simplicity and safety clinic. (AU)
Descritores: Dor Lombar
Coluna Vertebral
Limites: Humanos
Feminino
Adulto
Responsável: BR512.1 – Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde

Dor Lombar Tratamento com Stabilizer_00

A dor lombar na atualidade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é causa de 86% das causas de desconforto físico do trabalhador.  

As dores lombares constituem-se como uma das principais reclamações, sendo um dos principais motivos de detrimento das atividades de vida diária e também do trabalho, tais como hábitos de carregar peso, má postura, dirigir por tempos prolongados, fumar, além do processo natural de envelhecimento, incapacitando e afastando o indivíduo do mesmo. Sabe-se que pela herniação pode-se constatar uma significativa diminuição da flexibilidade inabilitando-o de alguns movimentos (NEGRELLI, 2001).

Enfatizou-se neste presente trabalho o objetivo de analisar a recorrência de protusões discais, que em consequência das compressões afetam as raízes nervosas.

Nesse caso o fisioterapeuta neurológico, pode utilizar técnicas tais como tração computadorizada, Osteopatia, Estabilização segmentar vertebral e Mobilização neural para tratar a causa do problema e livrar o paciente da crise que tanto o inabilita e gera dor.

(Ver mais Sobre técnicas de RMA).

Portanto, o que se propõe nesse artigo é um tratamento preventivo e definitivo de conscientização através de um treinamento do paciente dos seus músculos que, desestabilizados por seus fusos, entram em fadiga.

Assim, coordenando e organizando essa musculatura através de um aparelho que mede a força de contração podemos promover esses ajustes de maneira que o paciente controle, sem dor, a performance em conjunto dos músculos concomitante a uma respiração adequada oxigenando os tecidos responsáveis pela ação do movimento que lhe gerava a dor.  

Vale à pena receber uma avaliação do fisioterapeuta neurofuncional, especialista para descobrir se há comprometimento do tecido neural que também poderá ser tratado com outras técnicas fisioterápicas. O importante é ficarmos livres dos analgésicos, antiinflamatórios e dos relaxantes musculares que desencadeiam tantas alterações gástricas e nos impedem de uma boa qualidade de vida saudável, não é?

Por Dra. Carla Andréa Lopes Oliveira.




Menu