Você sabe porque as inflamações ocorrem no seu corpo?
Nos tendões, bursas, fáscias, estruturas ganglionares e sinóvias?
Vamos lembrar:
Para que haja o movimento do corpo existem vários sistemas atuando: dos músculos, das articulações, dos tendões, não é?
Mas quando carregamos peso (alguma carga) caminhando ou adotamos posturas inadequadas no trabalho, ou mesmo exercitamos o corpo fora da nossa rotina, ou seja fazendo algum movimento brusco ou diferente do nosso ritmo habitual, poderemos desalinhar ou desajustar esse sistema, onde dentro do corpo ganha o que for mais forte, os músculos, por exemplo.
Portanto, durante um acidente ou lesão por posicionamento, essas forças tornam-se desiguais, desencadeando sobrecarga em alguma articulação ou estrutura óssea por força dos músculos que atuam segurando todo o complexo articular e nesse caso deslocam-se irregularmente.
Aí entra o papel do fisioterapeuta que avalia e consegue identificar o tipo de desajuste ou desalinhamento do sistema que gerou a inflamação, essa que só ocorreu pelo tempo que essas forças persistiram em desigualdade. A inflamação então só se processa quando há desequilíbrio fisiológico e bioquímico no sistema em conseqüência da má circulação e distribuição nutricional responsável por “lubrificar” as articulações gerando mobilidade e integridade ao movimento, sem dor!
Assim, o ortopedista ao diagnosticar a inflamação indicará medicamento para debelá-la e o fisioterapeuta identificará a causa gerada pela inflamação.
Atuará ajustando tais forças por técnicas manuais como Osteopatia, RPG, e Quiropraxia, através de uma ativação mitocondrial*, multiplicando e carregando anticorpos ao interior das células.
E em seguida realinhando os músculos com técnicas miofasciais e estabilizações para que retornem sua função integralmente sem sobrecarregar o sistema.
Se tal ajuste for feito antes da inflamação se instalar, o recurso manual resolve e o membro volta a ter sua ação física regular e não haverá necessidade do medicamento, que sabemos qto efeito colateral nos causa posteriormente. Mas se já houver processo inflamatório pelo tempo da lesão que poderá ser crônica, o Ultrassom no consultório do fisioterapeuta poderá mobilizar as moléculas de defesa através de mediadores químicos e dissipar o processo inflamatório além de outras técnicas eletrotérmicas utilizadas como coadjuvantes para tratamentos.
Enfim, o que se propõe a fisioterapia moderna é tratar, prevenindo, para que não ocorram as “ites”(tendinites, bursites, osteocondrites) e evitar efeitos adversos de medicamentos associados que principalmente os idosos tomam usualmente e podem agravar os sintomas e gerar novas doenças aos pacientes.
(*Ver estudos sobre efeitos da terapia manual sobre as células mitocondriais)
Fique atendo aos sintomas e se exercite, sempre!
Pois não há fator mais prejudicial ao corpo do que a falta de exercícios!
Já que a conseqüência, o sedentarismo, provoca inúmeras doenças!
Por Dra. Carla Andréa Lopes Oliveira